segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ler e Escrever


No dia 28/05 assistimos uma palestra ministrada por Ana Maria Netto Machado 
que teve por tema  crendices e assombrações sobre o texto acadêmico - científico e o escrever no contexto da Pós-Graduação.

Foi uma palestra muito interessante que abordou a escrita na pos graduação e a escrita dos textos acadêmicos .
Essa palestra me remeteu a minha vida acadêmica e os textos que tenho que escrever,que ler entre outros ,muitas das vezes sinto dificuldade em escrever sobre o que li.Enfim entendo que  tenho essa dificuldade por que não tive uma boa preparação escolar, não fui ensinada a ler ,quando lia era por obrigação e cumprimento de tarefa.Não tinha prazer em ler , não aprendi a ler por prazer.
Hoje na Faculdade sinto uma enorme dificuldade quando sou colocada frente a alguns textos,textos esses que muita das vezes são complexos e extensos .Ai vem a pergunta sobre o que vou escrever ?  iai começa toda uma trajetória de dificuldades,vem as assombrações,como foi dito pela professora Ana Maria Neto Machado.
Então entendo que preciso aprender  a ler , mas não para simplesmente decifrar códigos , e  sim para compreender  o que leio.Trago a memoria aquilo que Paulo Freire trazia em sua teoria , não ensino os meus alunos a ler e escrever ,para simplesmente escreverem seu nome ,mas sim para que eles transformem a sua  realidade.





Um comentário:

  1. Tive essa mesma vivencia que você Rebeca, não dava importância para a leitura e os professores que eu tive trabalharam muito pouco com a leitura e a escrita, não se importavam se você aprendeu ou não funcionava na base do decoreba, e hoje percebo o quanto é importante você saber o que o texto tem a dizer e a reflexão que ele faz na sua vida.

    ResponderExcluir