segunda-feira, 21 de maio de 2012

Software Livre X software proprietario






 Na aula do dia 21/05/2012- discutimos sobre software livre e sobre software proprietário,eu nem sabia que existia essa diferença,depois dessa aula fiquei sabendo e trouxe um pouco daquilo que entendi para mediar-mos aqui no Blog.
Para vocês que ainda não sabem qual a diferença  ,fica ai a dica!!

Software Livre é o programa que nos dá a liberdade de copia-lo,modifica-lo,estuda-lo entre outros.Isso por que estes programas tem disponível o seu código de fonte.OU seja para que ele seja livre é necessário que ele tenha o seu código de fonte disponível.
Um exemplo que podemos ver é o LINOX (sistema operacional ) que nele podemos fazer modificaçoes de cor ,podemos baixa-lo podemos estuda-lo...


Já o software proprietário ,não tem o seu código fonte disponível,ou seja, se eu quiser utiliza-lo eu terei que usar da maneira ao qual me foi dada.Eu não tenho a liberdade de estudar o programa ou de redistribuir , ou copia-lo.Isso por que ele não tem o seu codigo fonte disponível.
E se em algum momento eu quiser fazer isso eu precisarei de uma permissão do proprietário,ou então pagar para utiliza-lo,ou seja eu preciso ter uma licença.
Um exemplo de um software proprietário é o WINDOWS (sistema operacional).
 
Isso não quer dizer que em algum momento esses softwares proprietário não sejam de graça.É necessário entender-mos que tanto os softwares livre quanto os softwares proprietario podem ser de graça ou pago.

O que vai diferir um do outro é a liberdade que eu terei para usa-lo.

Fica uns videos que ajudar neste entendimento...





Em construção ...














Um comentário:

  1. tambem Rebeca tinha o mesmo pensamento que você e por ignorância minha achava que os software proprietarios eram os melhores, sem desfrutar do que o software livre tem muito mais vantagens para oferecer, e agora sempre vou querer optar pelos softwares livres por oferecer mais garantias e segurança.

    ResponderExcluir